09/11/2021 11h19

Você pode estar danificando seu veículo com esses hábitos!

Você pode estar danificando seu veículo com esses hábitos!

 

 

Para não acabar com alguns componentes antes de hora, gastar dinheiro à toa e ainda passar vergonha pelos péssimos hábitos ao volante, é melhor saber quais são os erros cometidos e procurar evitá-los ao máximo. 

Sabemos que alguns costumes já estão tão enraizados que abandoná-los vai ser como tirar a CNH pela segunda vez: será preciso cometer o mesmo erro conscientemente muitas vezes até se acostumar com a forma correta. Mas se a gente passou pelo exame Detran, reeducar nossos hábitos no trânsito não é impossível. 

Para ajudar os nossos leitores a prolongar a vida útil de cada peça do seu carro, listamos 10 hábitos muito comuns dos condutores brasileiros que estragam algumas partes do carro.

 

1. Rodar com o carro sempre na reserva

Malefícios: pane seca, danos a bomba de combustível e ao motor

Hábitos: esse costume também é prejudicial mecanicamente, pois a bomba utiliza combustível para sua refrigeração. Na falta dele, ela pode superaquecer. Além disso, há um risco de sugar a sujeira depositada no fundo do tanque, o que pode entupir o filtro e estragar as galerias. E se as impurezas chegarem até o motor, você vai saber. Prejuízo na certa. 

Se um dia combustível acabar no meio do caminho, resultando em uma pane seca, você poderá tomar uma multa de R$ 130 e perder quatro pontos na CNH, por infração média. 

 

2. Encher o tanque até a boca

Malefícios: danificação de cânister e aumento do consumo de combustível 

Hábito: depositar combustível além do indicado pela trava da mangueira pode danificar o cânister, um filtro de carvão responsável por reter os gases formados na evaporação do combustível. Isso porque o excesso de combustível pode encharcar o reservatório, prejudicar o filtro e ainda levar detritos de carvão solto para o tanque.

Além disso, o carro acaba consumindo mais combustível que o necessário. Sabia que a cada 100kg extras de peso, o consumo do carro aumenta em aproximadamente 6%?

 

3. Esterçar o volante com veículo parado 

Malefícios: desgaste dos terminais, caixa de direção, coxins dos amortecedores e ligações da barra estabilizadora

Hábito: quem nunca girou o volante com o carro parado? Principalmente ao manobrar em uma das vagas apertadas de shopping. Por incrível que pareça, essa prática é danosa a vários componentes do carro.

Devido ao forte atrito causado ao girar o pneu no próprio eixo com o veículo parado, o sistema de direção é sobrecarregado. Note que o volante fica até mais rígido nessa hora. Se o esforço maior é tão perceptível, imagine o que está acontecendo por dentro do carro. Por isso, ao esterçar o volante, tente fazê-lo sempre com o carro em movimento, mesmo que a velocidades muito baixas. 

 

4. Passar em lombadas ou valetas na diagonal 

Malefícios: barulhos ao rodar com o carro, desalinhamento precoce, danos a amortecedores e molas, trinca de chassi

Hábito: essa prática comum pode causar torções desnecessárias no carro e até rompimento de pontos de solda, principalmente se o veículo for blindado ou estiver lotado de carga. Isso vai ocasionar rangidos e danos estruturais, além de sobrecarregar as suspensões.. 

Sendo assim, a dica é: quando vir uma lombada, é só diminuir a velocidade, passar com o carro reto e ir na “manha” que vai dar certo. 


 

5. Tentar enfrentar enchente

Malefícios: calço hidráulico, pane elétrica, contaminação do assoalho e estofado.

A regra principal é não passar pelo alagamento se a altura da água estiver na metade do diâmetro da roda. 

O ideal mesmo é dar meia volta e pegar outro caminho, ou esperar a água baixar antes de chegar até a parte alagada. 

Para quem não estiver convencido do quanto “se meter a valente” nessa circunstância pode custar caro. Em alguns casos a conta supera 75% do valor do carro.

6. Usar embreagem como descanso de pé

Malefícios: danos à embreagem 

Hábito: Pedal de embreagem não é descanso para o pé esquerdo. E acredite: muitos motoristas mantêm esse vício ao dirigir um carro manual. Outro hábito comum é usar a embreagem para manter o carro engatado quando se está parado no trânsito. 

Melhor deixar ambos no passado, se não quiser gastar dinheiro antes do tempo com a troca de sua embreagem. Se for tarde demais e você já estiver sentido a embreagem dura, pode marcar uma visita ao mecânico.

7. Usar a marcha no tempo errado 

Malefícios: aumento do consumo de combustível e desgaste precoce do motor

Hábito: manter o carro em uma marcha menor do que deveria ou vice-versa faz mais mal ao carro do que você imagina. Por exemplo, estar a 60 km/h em segunda marcha ou a 40 km/h em quinta. 

Não tem como fazer isso sem perceber, pois o motor dá todos os sinais sonoros de que você tem que subir ou descer uma marcha, pois ele está sendo forçado. Por isso, é sempre recomendado checar o manual do proprietário a relação de marchas para rodar o tempo todo com a marcha certa engatada, de acordo com a velocidade. 

 

8. Deixar de calibrar os pneus 

Malefícios: desgaste precoce da borracha, aumento do consumo de combustível e redução da estabilidade do carro

Hábito: demorar para calibrar os pneus é um hábito maléfico comum entre os donos de carros. Alguns deixam para calibrar só quando vão abastecer, outros antes de alguma viagem. 

Mas o correto é recalibrá-los semanalmente, pois a perda de pressão vai acontecendo diariamente e de forma natural. Também é importante usar sempre a pressão recomendada no manual do veículo ou na etiqueta geralmente posicionada na coluna B, atrás da porta do motorista, ou na tampa do bocal do tanque. Nem mais, nem menos, e atenção: o número pode variar de acordo com o índice de carga presente no veículo. 


 

9.  Deixar o carro exposto ao sol

Malefícios: danos na carroceria e vidros, e desgaste da pintura

Hábito: esse não é bem um hábito, mas algumas vezes uma necessidade. Muitas pessoas não têm a garagem coberta, o que faz com que o carro fique exposto a chuvas e rajadas de vento, que podem causar pequenos danos à lataria. Ou ao sol, que é o principal vilão por manchar a pintura (carros brancos que o digam). 

Quem precisa deixar o carro estacionado na rua ao trabalhar ou mora numa residência com garagem descoberta não tem muito o que fazer. O ideal é procurar uma vaga na sombra ou em um lugar coberto, ou comprar uma capa para amenizar os danos.

Porém, em dias muito quentes é preciso tirá-la, pois ela pode submeter o carro a um “efeito estufa”, elevando ainda mais a temperatura, o que não a torna muito prática. Uma cera de maior duração também pode ajudar.

10.  Pedir para o frentista olhar o óleo e a água

Malefícios: danos mecânicos leves ou graves

Hábito: ir ao posto abastecer e pedir para o frentista dar uma olhadinha no carro é tão comum quanto ir à padaria pedir pão. No entanto, essa prática pode causar sérios danos ao carro, por um motivo muito simples: frentista não é mecânico e, muitas vezes, não saberá executar alguns serviços adequadamente. 

Por mais que soe muito gentil a pergunta “posso dar uma olhadinha na água e no óleo, chefia?”, sua resposta deve ser sempre “não, obrigado”. Só quem deve abrir o capô do seu carro para mexer nos fluidos é o cara que trabalha numa oficina mecânica. Se for de confiança, melhor ainda.

Muitos frentistas aplicam água de torneira no radiador, por exemplo, enquanto carros modernos demandam o uso de fluidos refrigerantes específicos. Outros não respeitam o limite indicado pelo reservatório e não fecham direito a tampa, o que pode levar a vazamentos, superaquecimento e fazer o motor simplesmente fundir.

Tem mais: não se recomenda mexer nos fluidos ligados ao motor com o motor quente, que é normalmente o estado do motor quando paramos no posto para abastecer. Enfim, as chances de a “cortesia” levar a um prejuízo grande são bem maiores do que você pensa.

 


 

Dos 10 hábitos que estragam as peças do carro precocemente, quais você já cometeu ou ainda comete? Quais cometia no passado e deixou para trás? Comente!


 

Por Macora Automóves
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