19/02/2022 13h11

Stock Car Brasil: Conheça sua história!

Desde 1979, a Stock Car é uma disputa emocionante com automóveis especialmente preparados e que tem como ponto alto o equilíbrio de desempenho. 

 


 

Criada pela Associação Brasileira de Revendedores Chevrolet e teve como inspiração a americana Nascar. A primeira corrida aconteceu no dia 22 de abril de 1979, no autódromo de Tarumã, em Viamão-RS. A prova inaugural contou com a participação de dez carros, que possuíam a mesma concepção mecânica dos veículos de passeio, sem os revestimentos internos.


 


 

Guiando um Opala 250S, o carioca João Carlos Palhares, o “Capeta”, cravou a primeira pole position da história. Mas foi o paulista Affonso Giaffone Júnior quem venceu a corrida inaugural da Stock Car em Tarumã, tornando-se o primeiro piloto a subir ao topo do pódio na categoria. 

 

A década transcorreu com grid cheios e a Stock se firmou como referência nacional, sempre reunindo os pilotos mais profissionais e competitivos do país.

 

 

Em 2000, pela primeira vez a Stock Car deixa de usar um carro de rua adaptado para corridas e lança um projeto baseado em um chassi tubular específico para competição, fabricado pela JL, empresa do ex-piloto Zeca Giaffone, campeão de 1987. Em 2001, a Vicar, organizadora do evento até hoje, passa a gerenciar a competição.



 

A partir de 2003, os carros passam a usar motores de oito cilindros importados dos Estados Unidos. A categoria também se torna multimarcas com a entrada de outras montadoras, como Mitsubishi, Peugeot e Volkswagen, além da Chevrolet, parceira da Stock desde o início. Aos poucos são adotados equipamentos sofisticados para a época, como a telemetria, que deu às equipes mais informações e controle sobre o comportamento do carro.

 


 

O sucesso da Stock Car nos autódromos e a exposição na TV começaram a atrair grandes pilotos com passagens nas principais categorias do automobilismo mundial, como Rubens Barrichello, que conquistou o título já na sua segunda temporada na categoria.

A combinação de grandes nomes internacionais com eventos fortes – a exemplo da Corrida do Milhão, Corrida de Duplas e Super Final –, consolidou a categoria como uma das mais importantes do mundo. 

.Coroando a ótima fase, em 2019 a Stock Car comemorou 40 anos de existência, sendo a mais longeva categoria do esporte a motor brasileiro.
 

A temporada 2020 da Stock Car marcou o início de uma nova era para a principal categoria da América do Sul, que passou a contar com carros mais semelhantes aos vistos nas ruas. Ainda equipadas com chassis tubulares, as máquinas agora utilizam os monoblocos dos carros de rua.


 

 

Por Macora Automóves
}
Esse site usa cookies
Usamos cookies e semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.