09/12/2021 11h19

O que é a Tabela Fipe?

 

 

O mercado automotivo é um dos mais ativos na economia nacional. Como os carros são bem duráveis, com um valor considerável nos orçamentos das famílias, é comum que as pessoas pesquisem bastante os preços dos automóveis para se certificarem de que fizeram um bom negócio.

Nesse contexto, a Tabela Fipe aparece como um indicador dos valores médios de diferentes modelos de veículos, divididos basicamente em carros e utilitários esportivos, caminhões e micro-ônibus, além de motos.

Ela busca ser um parâmetro para as negociações e avaliações desses bens, para que proprietários e empresas possam basear as próprias decisões.

A tabela é publicada mensalmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), entidade de direito privado fundada em 1973 que dá suporte ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Os resultados da Tabela Fipe apresentam o valor do veículo em reais, mês a mês. Na consulta pelo site da fundação, é necessário pesquisar por marca, modelo e ano do automóvel.

Embora ela seja referência no mercado nacional, os seus próprios organizadores fazem a ressalva de que os preços de fato existentes nas concessionárias e revendedoras podem sofrer variação em relação aos valores médios.

Essas alterações ocorrem devido à região da loja, ao estado de conservação do bem, à cor e aos acessórios dos veículos — além de outros fatores que possam interferir na lei da oferta e da procura para determinado modelo. Por exemplo, um carro pode ser desvalorizado por ser mais visado para roubos.

 

O estado de conservação e a quilometragem podem distinguir bastante dois automóveis de mesmo modelo. Não é sensato comparar um carro de único dono, utilizado só para ir à faculdade, com outro que já teve dois ou três proprietários e foi usado em viagens, não é mesmo?

 

 

Alguns carros tem valor acima da tabela, entenda o motivo!

Como o mercado é dinâmico e vários fatores podem interferir na avaliação do automóvel, é importante que o vendedor tenha conhecimento profundo do funcionamento da Tabela Fipe para conseguir rebater com cordialidade alguns questionamentos dos clientes.

É fundamental entender o porquê do acréscimo ou valor maior. 

Por exemplo, devido à presença de determinados acessórios (como central multimídia, travas e vidros elétricos, câmera de ré etc.), o consumidor saberá que o valor acima da média tem boas razões, como também se o carro tiver um único dono, a quilometragem do veículo. Além disso, o atestado de procedência é outra maneira eficiente de explicar um preço superior ao médio.

 

Como você pôde perceber, a Tabela Fipe é muito útil para as atividades operacionais de uma revendedora de veículos, na medida em que possibilita “um norte” para as estratégias de preços e de vendas. Contudo, você adquire um veículo pelo valor e não pelo preço. A qualidade, procedência e os diferenciais do veículo são essenciais. 

 

 

Por Macora Automóves
}
Esse site usa cookies
Usamos cookies e semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa política de privacidade.